Hoje lembrei-me que como continuo de volta das encomendas, posso-vos mostrar parte do processo que as peças têm que passar até chegarem a vocês :)
Não tenho nenhumas fotos da limpeza das peças, mas basicamente é limpar com o Dremel com um disco de polir abrasivo, para retirar toda a oxidação que ocorre naturalmente no cobre ao ser manuseado, e também para retirar alguma marca feita no metal das ferramentas, depois é passado com um disco de pincel de latão para retirar todos os riscos e arranhões provocados pelo anterior.
Após esta primeira limpeza, as peças vão para o jarro com o fundo com Amoníaco (explicado aqui) para oxidarem com os fumos do mesmo, depois é dada outra limpeza, esta ao de leve e à mão com uma palha de aço muito fina, para retirar a oxidação que está mais à superfície para que as peças fiquem com mais tridimensionalidade e sensação de profundidade.
Passo seguinte?! Para as peças que contêm pedras, estas têm que ser tapadas com fita adesiva para que o verniz não fique por cima das mesmas, a não ser algumas pedras porosas que eu acho que vão sobressair se tiverem uma camada de verniz, isto porque o verniz actua como a água nas pedras, e algumas pedras quando estão molhadas são lindas e têm imensas cores diferentes e quando estão secas, não são assim tão espectaculares :) estes são os únicos casos que as pedras levam também verniz, caso contrário é este o look que as pedras levam para o verniz:
Após a primeira camada de verniz, resta esperar um pouco para dar a segunda de mão e a terceira.
Estas enquanto secam estão por cima do meu espaço de trabalho:

Peço desculpa pela confusão atrás das peças que estão a secar, mas não tenho espaço para ter todos os "ingredientes" guardados!!! E os meus Budas, não são lindos?!! ;)
Espero que tenham gostado de conhecer mais um pouco do meu processo de trabalho :)
Já sabem, visitem-me em Catarina Nordeste Joalharia.
Tenham um óptimo fim-de-semana :)
Bom Natal!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário